O Setor de Oncologia Clínica tem origem multidisciplinar. Em 1980 a Disciplina de Hematologia iniciou curso de Oncologia Clínica para alunos de graduação em Medicina, que a seguir passou a ser coordenado por Carlos Alberto Freire, da Disciplina de Clínica Médica. Na Disciplina de Pneumologia Hakaru Tadokoro coordenava setor de Oncologia.
Em 1990, após estágio pós-doutoral no Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (São Paulo), Nora Manoukian Forones formou o setor de Oncologia da Disciplina de Gastroenterologia. Em maio de 1996 Nestor Schor, como chefe do Departamento de Medicina, tomou a iniciativa de criar o Setor de Oncologia Clínica, com dois objetivos imediatos: integração com o Grupo Multidisciplinar de Oncologia da UNIFESP (GMO) e desenvolvimento de programa de Residência. Este, aprovado pelo Conselho de Extensão em setembro de 1996, foi credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica em 1997 e iniciou-se em 1998.
Além destes objetivos iniciais o Setor é responsável pelo ensino de oncologia clínica na graduação em Medicina, pela assistência integrada a doentes com câncer e pelo desenvolvimento de pesquisa na área de Oncologia. Em 2007, passou a integrar o Departamento de Oncologia Clínica e Experimental da UNIFESP, sob a chefia do Prof. Dr. José Orlando Bordin.
Em 2025, tornou-se a 2ª disciplina do Departamento de Oncologia Clínica e Experimental.
Chefe do Setor de Oncologia Clínica
Profª Drª Michelle Samora de Almeida
Email: michelle.samora@unifesp.br
Profª Drª Michelle Samora de Almeida
Profª Drª Mariana Lazarini
Profª Drª Clarissa Ribeiro Reily Rocha
Profº Dr. Silvio Ricardo Pires
Dr. Rodrigo Souza Dias
Dr. Christian Ribas
Secretária
Cristiane Dias
E-mail: cristiane.roberta@huhsp.org.br
Fone: 5081-2493
ASSISTÊNCIA MÉDICA EM ONCOLOGIA CLÍNICA
Atenção:
Os pacientes só poderão ser atendidos após consulta médica agendada pela Unidade Básica de Saúde (UBS)
O paciente que precisar de atendimento médico deverá procurar, inicialmente, o Posto de Saúde mais próximo de sua residência.
Lá será prestado o atendimento necessário e, se for o caso, proceder ao encaminhamento para agendamento.