O primeiro Transplante de Medula Óssea do HSP foi realizado em 1993, sob a orientação do Prof. Dr. José Salvador Rodrigues de Oliveira, após o seu retorno do pós-doutorado em transplante de medula óssea pela Univ. de Washington- FRCRC-Seattle-USA (1990-1992).
Em 12 de abril de 2012, o reitor da Unifesp, Prof. Dr. Walter Manna Albertoni, e o diretor superintendente do Hospital São Paulo (HSP/Unifesp), Prof. Dr. José Roberto Ferraro, receberam o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a presidente da Fundação Salvador Arena, Regina Celi Venâncio, para a inauguração da nova Unidade de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do HSP/UNIFESP.
Totalmente revitalizada e modernizada, a nova unidade do hospital universitário segue os quesitos de qualidade, acessibilidade, conforto e segurança aos pacientes e profissionais de saúde, oferecendo 18 leitos em seus 440 metros quadrados, sendo oito leitos para o serviço de Transplante de Medula Óssea e 10 de internação na área de Hematologia.
O empreendimento faz parte do Programa de Modernização do HSP e foi possível graças ao apoio financeiro da Fundação Salvador Arena (http://www.hospitalsaopaulo.org.br/noticias).
Em 2019, o Serviço passou a ser coordenado pelo Prof. Celso Arrais Rodrigues da Silva.
Profº Dr. Celso Arrais Rodrigues da Silva
Dr. Caio César Justino de Oliveira
Dr. Vinícius Campos de Molla
Dr. Pedro Henrique Arruda de Moraes