Oncologia Clínica
O Setor de Oncologia Clínica tem origem multidisciplinar. Em 1980 a Disciplina de Hematologia iniciou curso de Oncologia Clínica para alunos de graduação em Medicina, que a seguir passou a ser coordenado por Carlos Alberto Freire, da Disciplina de Clínica Médica. Na Disciplina de Pneumologia Hakaru Tadokoro coordenava setor de Oncologia.
Em 1990, após estágio pós-doutoral no Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (São Paulo), Nora Manoukian Forones formou o setor de Oncologia da Disciplina de Gastroenterologia. Em maio de 1996 Nestor Schor, como chefe do Departamento de Medicina, tomou a iniciativa de criar o Setor de Oncologia Clínica, com dois objetivos imediatos: integração com o Grupo Multidisciplinar de Oncologia da UNIFESP (GMO) e desenvolvimento de programa de Residência. Este, aprovado pelo Conselho de Extensão em setembro de 1996, foi credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica em 1997 e iniciou-se em 1998.
Além destes objetivos iniciais o Setor é responsável pelo ensino de oncologia clínica na graduação em Medicina, pela assistência integrada a doentes com câncer e pelo desenvolvimento de pesquisa na área de Oncologia. EM 2007, passou a integrar o Departamento de Oncologia Clínica e Experimental da UNIFESP, sob a chefia do Prof. Dr. José Orlando Bordin.
Chefe do Setor de Oncologia Clínica
Profª Drª Michelle Samora de Almeida
Email: michelle.samora@unifesp.br
Secretária
Cristiane Dias
Email: cristiane.roberta@huhsp.org.br
Fone: 5081-2493
ASSISTÊNCIA MÉDICA EM ONCOLOGIA CLÍNICA
Atenção:
Os pacientes só poderão ser atendidos após consulta médica agendada pela Unidade Básica de Saúde (UBS)
O paciente que precisar de atendimento médico deverá procurar, inicialmente, o Posto de Saúde mais próximo de sua residência.
Lá será prestado o atendimento necessário e, se for o caso, proceder ao encaminhamento para agendamento.